6 CASOS ONDE SE USA O CARTÃO CIDADÃO

Criado pelo Governo Federal, o Cartão Cidadão é um documento magnético indispensável na vida dos trabalhadores brasileiros, pois proporciona o acesso a inúmeros benefícios oferecidos pelo Governo e administrado pela Caixa Econômica Federal.

O Cartão Cidadão foi criado para substituir o Cartão do Trabalhador, podendo ser utilizado em diversas situações como consultar e receber os benefícios sociais como o PIS, FGTS e outros benefícios.

Quem tem direito?

Para ter direito ao Cartão Cidadão é preciso ter FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial ou que ainda esteja recebendo parcelas do Seguro-Desemprego.

Isto é, para solicitar o Cartão é necessário que o trabalhador brasileiro esteja devidamente cadastrado no PIS/PASEP, e que seus dados estejam atualizados. Fique atento as datas do calendário PIS 2019 para garantir seu benefício.

Os cidadãos que possuem direito a benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo, também podem solicitar o Cartão para realizar os saques.

Como posso usar o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão pode ser usado em canais de pagamento autorizados pela CAIXA, distribuídos por todo País.

Separamos 6 casos onde se pode utilizar o Cartão Cidadão, para ter acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas disponibilizados pelo Governo Federal, ou seja, para consultar extratos, calendário de pagamentos e saque dos seguintes benefícios:

  • PIS;
  • PASEP;
  • FGTS;
  • Seguro Desemprego;
  • Programa Bolsa Família;
  • Programa Chapéu de Palha.

Como emitir?

Existem duas formas de solicitar o Cartão Cidadão: O trabalhador deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou, se preferir, solicitar pelo número 0800-726-0207.

Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos os seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, CTPS ou Certidão Civil; CPF e o número do NIS, NIT ou PIS/PASEP. Caso prefira ir a uma agência bancária, é necessário ter em mãos um comprovante de residência.

Para cadastrar a senha do Cartão Cidadão o trabalhador precisa procurar novamente uma agência da Caixa Econômica. Também é possível se cadastrar em uma Casa Lotérica, no entanto, nesse caso é preciso ligar primeiramente para o canal de atendimento de telefone 0800 726 0207.

Nos dois casos é preciso ter em mãos o Termo de Responsabilidade (deve ser emitido no site da Caixa, na página dedicada ao Cartão Cidadão, nos arquivos para download) e um documento de identificação.

É importante ressaltar que a Caixa recomenda que o documento de identificação seja um dos seguintes: Carteira de Identidade (expedida pela SSP), Carteira de Habilitação (modelo novo e em validade), Carteira de Trabalho e Previdência Social (modelo informatizado), Carteira Funcional, Identidade Militar, Carteira de Identidade de Estrangeiros ou Passaporte.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *