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PROCEDIMENTOS PARA REQUERER O RIOCARD (
SÊNIOR, ESPECIAL E ESCOLAR)

 

RIOCARD SÊNIOR

Cadastramento:

A idade para cadastramento é de 65 anos completos.

Para os idoso que residem em Niterói, o cadastramento é feito através da Central de Atendimento no tel (21) 4003-3737, de 2ª feira a sábado, de 07:00 às 19:00h ou do site www.riocard.com.

Para os idosos que residem no município de São Gonçalo o cadastramento é feito diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, de segunda a sexta-feira das 09:00 às 16:00h.

Para os idosos que residem no município de Maricá o cadastramento é feito diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social de Maricá, de segunda a sexta-feira das 09:00 às 17:00h.

Para os idosos do que residem nos municípios de Itaboraí e Tanguá o cadastro é feito diretamente no “Grupo Convivendo Com o Idoso” de 2ª feira a 6ª feira 08:00 às 16:00h.

Documentos necessários para o cadastramento:
Carteira de identidade e comprovante de residência em seu nome (Luz, Gás, Água ou Telefone). Caso não possua comprovante de residência em seu nome, deverá apresentar uma declaração registrada em cartório alegando que reside no endereço informado. A declaração deve ser original e tem validade de 30 dias a contar da data de sua emissão.

Se o idoso(a) residir com:

Esposa /marido – apresentar os seguintes documentos originais: carteira de identidade, certidão de casamento e comprovante de residência em nome da esposa/marido: ou 4 b) Filho(a) - apresentar os seguintes documento originais: carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira de identidade do(a) filho(a) e comprovante de residência em nome do filho(a).

Captura de Foto:
È feito a partir do agendamento, no ato de seu cadastramento, a partir de 02 dias úteis após a data de ligação, no posto do SETRERJ no Terminal João Goulart, no centro de Niterói. Se o usuário não puder comparecer na data marcada para fazer a foto, terá que agendar novamente pela Central de Atendimento outra data.

Documentos necessários para fazer a FOTO:
Identidade ou certidão de nascimento original e comprovante de residência original mesma documentação do cadastramento, todas originais. Não serão aceito copias autenticadas .Não serão atendidos os beneficiários com a ausência de qualquer um dos itens necessários para fazer a foto.
Após a foto o usuário receberá um protocolo com data marcada para retirada do cartão (5 dias úteis após ter feito a foto).

Entrega do Cartão - 1ª via:
O cartão será entregue 5 dias úteis após ter feito a foto, no mesmos local onde fez a fotografia.

Agendamento de Cartão que não foi entregue na data marcada:
Somente no o Posto do SETRERJ no Terminal João Goulart - É feito através da Central de Atendimento no tel (21) 4003-3737, de 2ª feira a sábado, de 07:00h às 19:00h ou do site www.riocard.com, para entrega em 5 dias úteis após o agendamento.

Solicitação de 2ª via:
A solicitação da 2° via é feita somente na Central de Atendimento no tel (21) 4003-3737, de 2ª feira a sábado, de 07:00 às 19:00 h, mediante depósito identificado, previsto no artigo 8º da Lei 4.291 de 22.03.2004 que instituiu a Bilhetagem Eletrônica no Estado do Rio de Janeiro.
O atendente passa ao usuário os dados para depósito e informa que o depósito deverá ser feito diretamente no caixa, não será aceito depósito feito no caixa expresso. Feito o depósito o usuário deverá retornar uma ligação para a central com o comprovante de depósito em mão para fazer a confirmação do pedido e o agendamento de entrega do cartão.O prazo de entrega da 2ª via é de 05 dias úteis a partir da data de confirmação do depósito.

Banco – Itaú
Ag – 8115
C/C – 01564-9
Beneficiário – SETRERJ (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro)
Valor do depósito de R$ 17,50

Entrega - 2ª via (Posto)
É necessário levar a identidade original ou certidão de nascimento original e o comprovante de depósito que será recolhido pelo atendente no ato da entrega do cartão no Terminal João Goulart, no Centro de Niterói.
Se o usuário não puder comparecer na data marcada para receber o cartão, deverá agendar nova data através da Central de Atendimento no tel (21) 4003-3737.

 


RIOCARD ESPECIAL

Cadastramento:

O cadastramento é feito pelas respectivas Secretarias de Desenvolvimento Social dos Municípios mencionados abaixo, que terão total responsabilidade por deferir ou não o pedido da gratuidade sem a necessidade de contato com a Central de Atendimento. O Sindicato terá a responsabilidade apenas de imprimir RioCard Especial.

Locais de cadastramento:

Niterói - Secretaria de Desenvolvimento Social
Terminal João Goulart, sn
Centro - Niterói.

São Gonçalo - Secretaria de Desenvolvimento Social
Rua Uricina Vargas N° 36
Alcântara - São Gonçalo.

Maricá - Secretaria de Desenvolvimento Social
Rua Domicio da Gama, 386 e 398
Centro-Maricá.

Itaboraí e Tanguá - Secretaria de Desenvolvimento Social
Rua Pereira dos Santos.10
Centro - Itaboraí.

Existem 2 modalidades de cadastro:
a) Sem acompanhante - somente para o portador de deficiência;
b) Com acompanhante - são para pessoas que não podem locomover-se sozinhas. Esta informação vem especificada na ficha de cadastro e é preenchida no ato da entrevista com o responsável na Secretaria de Desenvolvimento Social. Não existe acompanhante especificado, admitindo portanto por acompanhante a pessoa que estiver acompanhando o portador de necessidade especial no momento da sua locomoção.

Captura de FOTO:
A foto será feita na Secretaria de Desenvolvimento Social no momento em que estiver sendo feito o cadastro.

Documentos necessários para fazer o Cadastramento:
Os documentos serão solicitados pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Entrega do Cartão - 1ª via:
A entrega será na Secretaria de Desenvolvimento Social do Município onde foi cadastrado.

Agendamento de Cartão que não foi entregue na data marcada:
O agendamento será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município.

Solicitação de 2ª via:
A solicitação da 2° via é feita somente na Central de Atendimento no tel (21) 4003-3737, de 2ª feira a sábado, de 07:00 às 19:00 h, mediante depósito identificado, previsto no artigo 8º da Lei 4.291 de 22.03.2004 que instituiu a Bilhetagem Eletrônica no Estado do Rio de Janeiro.
O atendente passa ao usuário os dados para depósito e informa que o depósito deverá ser feito diretamente no caixa, não será aceito depósito feito no caixa expresso. Feito o depósito o usuário deverá retornar uma ligação para a central com o comprovante de depósito em mão para fazer a confirmação do pedido e o agendamento de entrega do cartão.
O prazo de entrega da 2ª via é de 05 dias úteis a partir da data de confirmação do depósito.

Banco – Itaú
Ag – 8115
C/C – 01564-9
Beneficiário – SETRERJ (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro)
Valor do depósito de R$ 17,50

Entrega - 2ª via (Posto)
É necessário levar a identidade ou certidão de nascimento (todos originais) e o comprovante de depósito que será recolhido pelo atendente no ato da entrega do cartão. Se o usuário não puder comparecer na data marcada para receber o cartão, deverá agendar nova data através da Central de Atendimento (21) 4003-3737.


 

RIOCARD ESCOLAR

Cadastramento:

Municípios de Niterói e São Gonçalo:
• Estudante Estadual Após a confirmação da matrícula na escola, o aluno se dirigirá ao Posto no Terminal João Goulart, para digitalização da foto, de acordo com o cadastro da SEEDUC e depois de 15 (quinze) dias ligar para o tel: 4003-3737 para agendar a entrega do RioCard Escolar, no endereço abaixo.
Obs: Os cartões municipais de Niterói serão entregues nas escolas.

Terminal João Goulart
Av Visconde de Rio Branco s/ nº
Centro – Niterói

Município de Maricá

• Estudante Estadual – Após a confirmação da matrícula na escola o aluno se dirigirá ao Posto no Terminal Jacinto Caetano, para digitalização da foto, de acordo com o cadastro da SEEDUC e retorna uma semana depois para retirada do RioCard Escolar

• Estudante Municipal – Será feito o cadastro e a digitalização das fotos no Posto no Terminal Jacinto Caetano e, posteriormente, a entrega do cartão no mesmo local no endereço abaixo.

Terminal Jacinto Caetano
Avenida Roberto Silveira s/n
Centro –Maricá -RJ
Funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Município de Itaboraí e Tanguá

• Estudante Municipal – Após a confirmação da matrícula o aluno se dirigirá a Casa do Futuro, para digitalização da foto, de acordo com o cadastro da SEEDUC e retorna na data marcada para retirada do RioCard Escolar.

• Estudante Estadual – Será feito o cadastro e a digitalização da foto na Metro IX, e posteriormente, retirar o RioCard Escolar  na escola:

Casa do Futuro
Avenida Amélia Saraiva s/n
Centro- Itaboraí -RJ
Funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 17h
“De acordo com a legislação, é garantido o ingresso do aluno de até 5 (cinco) anos sem a apresentação de cartão eletrônico, desde que acompanhado dos pais ou responsáveis. Ao completar 5 (cinco) anos, o responsável deverá consultar se o cadastro do aluno já consta no banco de dados . Não constando, ele deverá solicitar a direção da escola para verificar junto as instituições responsáveis.

Documentos necessários para fazer a FOTO:
Certidão de nascimento original ou identidade original, comprovante de residência original e xérox da confirmação de matrícula ou declaração da escola.

Entrega do Cartão - 1ª via:
Os cartões das escolas municipais de Niterói serão enviados as escolas para serem entregues aos alunos.

Os demais municípios serão entregues diretamente nos postos onde foram confeccionadas as fotos, de acordo com a data informada no próprio posto.

Quem pode receber o cartão:

• Próprio aluno – mediante apresentação da identidade original ou certidão de nascimento também original;

• Responsável (Pai/Mãe ou Avó/Avô) – mediante apresentação de identidade original do responsável e certidão de nascimento original do aluno.

Agendamento de Cartão que não foi entregue na data marcada:
Central de Atendimento (21) 4003-3737 ou (21) 2199-3300 para agendar 2ª via.

Solicitação de 2ª via:
A solicitação da 2° via é feita somente na Central de Atendimento no tel (21) 4003-3737, de 2ª feira a sábado, de 07:00 às 19:00 h, mediante depósito identificado, previsto no artigo 8º da Lei 4.291 de 22.03.2004 que instituiu a Bilhetagem Eletrônica no Estado do Rio de Janeiro.

O atendente passa ao usuário os dados para depósito e informa que o depósito deverá ser feito diretamente no caixa, não será aceito depósito feito no caixa expresso. Feito o depósito o usuário deverá retornar uma ligação para a central com o comprovante de depósito em mão para fazer a confirmação do pedido e o agendamento de entrega do cartão.

O prazo de entrega da 2ª via é de 05 dias úteis a partir da data de confirmação do depósito.

Banco – Itaú
Ag – 8115
C/C – 01564-9
Beneficiário – SETRERJ (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro)
Valor do depósito de R$ 17,50

Entrega - 2ª via (Posto)
É necessário levar a identidade original ou certidão de nascimento original e o comprovante de depósito que será recolhido pelo atendente no ato da entrega do cartão.
Se o usuário não puder comparecer na data marcada para receber o cartão, deverá agendar nova data através da Central de Atendimento (21) 4003-3737.

 

DEMAIS SITUAÇÕES

Comunicação Perda/Roubo do cartão:
Devera entrar em contato com a central (21) 4003-3737.

Cartão que não estiver funcionando:
Levar o cartão no Posto do SETRERJ no Terminal Rodoviário João Goulart no centro de Niterói para verificação.

Prazo de garantia:
“O prazo de garantia dos Cartões é de 06 (seis) meses, a contar da data de sua entrega. A garantia será dada apenas aos cartões que pararem de funcionar estando em bom estado de conservação, não cobrindo aqueles que apresentarem visível dano físico ou mau estado de conservação.
Nos casos em que o cartão estiver danificado, o custo da 2ª via será conforme o previsto,de R$ 17,50 (quinze reais).
Para aqueles em que o cartão parar de funcionar, após o período de garantia será cobrada a taxa de R$ 17,50 (quinze reais) para solicitação de 2ª via.
Não podemos garantir a má utilização do usuário, como, por exemplo, expor o cartão ao calor, a umidade, a campos magnéticos e etc.”.

POSTOS ATIVOS - IDOSOS E ESTUDANTES (MUNICIPAIS, ESTADUAIS )
Funcionamento: de 2ª à 6ª feira, de 08:00 às 12:00h e de 13:00 às 17:00h

Niterói Off-line Terminal Rodoviário João Goulart
Av. Visconde do Rio Branco, s/nº, Centro – Niterói.

Maricá Off-line Terminal Rodoviário Jacinto Caetano
Av.Roberto Silveira, s/nº, Centro – Maricá.

Itaboraí Off-line Casa do Futuro
Av. Amélia Saraiva, s/nº, Centro – Itaboraí

Itaboraí Off-line Grupo Conviver com o Indoso
Praça do Restaurante Popular, Centro – Itaboraí.

POSTOS ATIVOS - ESPECIAIS
Funcionamento: de 2ª à 6ª feira, de 09:00 às 17:00h

Niterói Off-line Secretaria de Desenvolvimento Social
Av. Visconde do Rio Branco, s/nº, Centro – Niterói.

São Gonçalo Off-line Secretaria de Desenvolvimento Social
R. Uricina Vargas, nº 36 – Alcântara – SG

Marica Off-line Secretaria de Desenvolvimento Social
Rua Domício da Gama, 386 e 398
Centro-Maricá

Itaboraí Off-line Secretaria de Desenvolvimento Social
R. Pereira dos Santos, 10 – Centro – Itaboraí.

 

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