Saiba como consultar os pontos da sua CNH

No Brasil, dependendo da gravidade das infrações de trânsito, elas são penalizadas de duas maneiras: multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão Para Dirigir (PPD).

O procedimento de multas de transito é operado de acordo com a caracterização que as infrações recebem no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que são divididas em quatro categorias: leve, média, grave, gravíssima.

Cada infração que o motorista leva corresponde a uma quantidade de pontos que se acumula na CNH. Esses pontos expiram um ano após a data da infração. Ou seja, se o motorista tiver 20 pontos ou mais acumulados, a carteira dever ser suspensa por um determinado tempo, que pode variar de 6 meses a 1 ano.

Caso o condutor seja reincidente, esse prazo pode chegar até 2 anos de suspensão. Se a CNH do motorista estiver cassada a suspensão também pode chegar até 2 anos.

No entanto, é preciso ficar atento caso o motorista acredite que tenha cometido uma infração de trânsito. Como a notificação da multa pode levar até 30 dias para chegar pelo Correio, é importante que o condutor acompanhe os pontos pela Internet, uma vez que eles só são computados depois que os recursos se esgotem. Mas você sabe como consultar os pontos da sua CNH? Confira.

Consultar os pontos da CNH

Os condutores que precisam consultar os pontos da sua CNH devem acessar o site do Detran do seu Estado, onde também é possível conferir multas de trânsito, de inspeção veicular, defesas administrativas, autos de infração de trânsito, notificações de autuações e emissão de documentos para pagamentos.

Vale ressaltar que somente o motorista deve realizar essa pesquisa, já que é preciso criar um login e uma senha com o CPF ou a CNH do mesmo. Para consultar as multas é necessário ter o número da placa do veículo ou o código do Renavam (que pode ser encontrado no documento do veículo).

O site do Detran permite que o condutor verifique as multas e pontos somente dos veículos registrados no próprio estado. As infrações podem ser identificadas pelo Detran de cada estado, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), pela Polícia Rodoviária Federal, pela Companhia Ambiental do Estado ou também pelas prefeituras conveniadas.

Caso o condutor prefira, também é possível ir pessoalmente ao Detran do seu estado para verificar os pontos e as multas existentes. Nesse caso o motorista deve apresentar a CNH ou RG junto com o CPF e solicitar o serviço.

As consultas de multas e pontos do é gratuita e pode ser feita por qualquer dispositivo eletrônico que contenha Internet: computador, tablet ou smartphone.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *