Veja aqui o passo a passo de como se inscrever no ENEM

Desde a criação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) até o dia de hoje, muitas universidades aderiram ao sistema de aprovação para distribuir as suas vagas entre os estudantes que realizam a prova. Por isso, quem está pensando em ingressar no nível superior e quer boas oportunidades de estudo, deve se inscrever no exame.

Para quem está planejando participar da prova e concorrer às melhores vagas em instituições de ensino de qualidade, veja aqui o passo a passo de como se inscrever no ENEM.

Acesse o site

O processo é online. Quando o período de inscrição se iniciar, você deve acessar o site oficial o ENEM para se cadastrar. Preencha os campos com as informações requeridas.  Você também terá que clicar na figura que o sistema solicitar, como você pode conferir na imagem abaixo:

 

Para quem desejar se inscrever para a próxima edição, é fundamental acessar ENEM 2019 inscrições e ficar por dentro de tudo para não perder nenhum prazo. Informe-se no site!

Preencha os dados solicitados

Você será direcionado para outra página, na qual terá de fornecer mais algumas informações pessoais. Lembre-se de preencher tudo corretamente e conferir os dados! Quando concluir esta etapa, aperte em “próximo” e prossiga.

Informe se precisa de atendimento especial

Esta página é direcionada às pessoas que precisam de algum tipo de atendimento específico. É importante afirmar se houver a necessidade para que você possa realizar a sua prova sem outras preocupações.

A lista de recursos disponíveis para auxiliar você fica disponível no sistema e para acessar, basta confirmar em “sim”. Caso não venha a precisar, clique em “não necessito de nenhum recurso”.

Confira os dados

É fundamental que todos os campos sejam preenchidos corretamente, do contrário você pode ter problemas para confirmar a usa inscrição. Se identificar algum erro nos dados, é só clicar em “anterior” e corrigir. Quando prosseguir, selecione o idioma de preferência para a prova e continue informando os dados solicitados pelo sistema.

Pague a taxa de inscrição

Alguns alunos não precisam pagar a taxa de inscrição, mas para isto, precisam estar dentro dos requisitos de alunos isentos e solicitar a regalia no prazo definido. Para os estudantes que irão participar da próxima versão do exame e querem ser dispensados da taxa, é necessário conferir e realizar o pedido de isenção no ENEM 2019.

Para quem não e isento, é necessário gerar um boleto bancário. A taxa de inscrição pode mudar de um ano para o outro, mas no anterior ela representava a quantia de R$82.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, acesse o site oficial e confira as informações para este ano!

 




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *